Ao celebrarmos o Advento, tempo em que a Igreja se prepara para recordar e proclamar a vinda do Senhor, somos convidados a responder à pergunta mais fundamental da fé cristã: Quem é Jesus Cristo para você? Esta não é apenas uma questão teológica, mas uma interpelação pessoal e existencial, especialmente relevante neste tempo de expectativa e esperança.
Imagine-se em Jerusalém, nos dias de Jesus. A cidade fervilha de rumores: um homem vindo de Nazaré, de origem humilde, realiza sinais e prodígios, ensina com autoridade, acolhe os marginalizados e anuncia o Reino de Deus. Ele entra em Jerusalém montado num jumentinho, cumprindo a profecia de Zacarias (9.9): “Eis que o teu Rei vem a ti, justo e salvador, humilde, montado num jumento.” A glória do Messias se revela não em pompa, mas em humildade.
No Advento, revivemos essa expectativa: Adoramos o Rei que veio e que prometeu voltar, e que nos surpreende, pois sua glória se manifestou na simplicidade, na mansidão e no serviço. Diante d’Ele, somos desafiados a responder: Quem é este? …