SÉRIE: CONHECENDO OS PILARES DA FÉ BÍBLICA 

Introdução:

Vimos até aqui algumas características do Cristo que renova as pessoas. Lembremo-nos: Profeta, Sacerdote, Rei, O Cabeça e Salvador da Igreja, Herdeiro e Juiz do mundo. Mas precisamos fazer uma simples pergunta, se estas são algumas características do Mediador, quais são algumas características de uma pessoa que foi renovada por ele? O que há de novo naquele que foi nascido de novo? É exatamente a partir dessa pergunta que desenvolveremos o nosso estudo de hoje: O mistério do novo nascimento.

Abra a Bíblia em João 3. Aqui temos um homem chamado Nicodemos, que era mestre da lei, embora não entendesse a resposta para essa questão. Conforme a narrativa de João 3, ele procurou Jesus à noite, talvez com medo de ser visto na companhia daquele novo mestre, ou talvez para ter um tempo sem interrupções, no qual pudesse aprender. Jesus, porém, imediatamente percebeu a falta de compreensão de Nicodemos e respondeu à pergunta que ele e todas as outras pessoas na história humana têm medo de fazer:

“Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. (João 3:3). Jesus fez assim afirmação como base da conversa. Estava dizendo algo assim:

– Nicodemos, eis aqui o ensinamento que lhe falta e ele não é opcional. Se você não for feito novo, está fora do reino de Deus; você está cego para a realidade espiritual; não pode entender verdades espirituais e assim nunca entrará no reino de Deus .

São palavras imperiosas, e que permanecerão eternamente verdadeiras. Infelizmente, as maneiras que as pessoas escolhem para se renovarem mostram que não têm mais entendimento do que Nicodemos.

•  Senhor, o que você quer dizer? Terei de voltar novamente ao ventre materno?”

– Não, Nicodemos. Você precisa nascer do alto. Somente o Espírito Santo pode tornar você novo.”

Se estivéssemos lá, acompanhando a conversa, nesse ponto teríamos dado um pulo.

– O que você quer dizer, Senhor? Minhas boas obras não são suficientes?

Se você tivesse um pouquinho de piedade ( e não tem ) isso não o faria novo. Somente a perfeita justiça é suficiente. Venha a mim e creia.

•  Senhor, certamente meu batismo e minha condição de membro da igreja garantem meu ingresso no reino de Deus.

•  Somente eu sou o caminho, a verdade e a vida. Não existe nenhum outro meio. Venha mim e creia.

•  O que é que tu queres dizer, Senhor? Com certeza, seu eu seguir a “regra dourada” e obedecer aos dez mandamentos você não me rejeitará.

•  Se você se apresentar diante de mim nessas bases, não verá a Deus. Somente a fé em mim torna novas todas as coisas .

“Você precisa nascer de novo.” Que condenação arrasadora sobre tudo aquilo que somos, tudo o que temos e tudo o que fazemos. Precisamos de uma vida totalmente nova, um novo coração e uma nova alma. A verdadeira religião começa por dentro. Entretanto, novamente o “Nicodemos dentro de nós” pergunta: “ Como poderemos saber? Como resposta, Jesus levou Nicodemos de volta a uma das primeiras histórias que provavelmente ele aprendera quando criança (Nm 21). Durante os anos de peregrinação no deserto, os filhos de Israel tinham se rebelado contra Deus (como sempre); como castigo, Deus enviou serpentes venenosas por todo o acampamento. Somente Moisés tinha o antídoto: Deus o instruíra a fazer uma imagem de uma serpente enrolada numa haste. Aqueles que olhassem para a figura em forma de cruz não morreriam envenenados. Agora Jesus lembrava Nicodemos sobre como aqueles israelitas mordidos pelas serpentes tinham passado da morte para a vida. Leia João 3:14, 15, 19-21

Estamos tão familiarizados com o texto de João 3:16 que corremos o risco de perder de vista seu ponto principal. Deus amou tanto que deu seu único Filho Jesus para que todo aquele que olhar para a cruz tenha vida, da mesma maneira que os israelitas pecaminosos e agonizantes olharam

para outra cruz e viveram. Essa é a maneira de tornar-se novo. Os israelitas estavam nas trevas da rebelião. Estavam morrendo devido ao juízo de Deus contra a rebelião. Tinham de:

•  Reconhecer sua verdadeira condição. Isso significava confessar que as serpentes foram enviadas por Deus, estavam debaixo da maldição, desobedeceram a Deus, rebelaram-se contra Deus.

•  Crer na promessa.

•  Obedecer. Literalmente, erguer os olhos obscurecidos pelo veneno das trevas para a luz que emanava daquela cruz brilhante.

Paulo disse que o segredo para se tornar uma nova criatura é estar “em Cristo… as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17). Paulo nos diz a mesma coisa que Jesus disse a Nicodemos. Para nascer de novo, três coisas são fundamentais.

•  O pecador precisa reconhecer que é um pecador, morto para Deus e destinado à condenação por causa do veneno da serpente da rebelião contra o Deus do universo.

•  O pecador precisa crer no evangelho: que Deus enviou seu único Filho, o qual se tornou pecado e pagou o preço, crucificando a serpente do pecado em seu próprio corpo na cruz, que Jesus ressuscitou vitorioso sobre a morte e o sepulcro no terceiro.

•  Obedecer. O pecador precisa olhar para a cruz como sendo sua, aceitando Jesus como Salvador e Senhor, saindo das trevas para a luz, de modo que todos possam ver o que acontecem em sua vida.

Conclusão:

Você é um a criatura renovada? Em caso afirmativo, sua vida passou para a luz, de maneira que o mundo pode ver o milagre mais surpreendente – um rebelde transformando-se num filho reconciliado com Deus.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*