No dia 8 de janeiro, completaram-se 70 anos do martírio de cinco missionários que, movidos por profundo amor ao Evangelho e por um compromisso inegociável com a proclamação de Cristo aos perdidos, entregaram suas próprias vidas. Jim Elliot, Nate Saint, Ed McCully, Pete Fleming e Roger Youderian creram que o Evangelho vale mais do que a própria vida e avançaram até onde poucos estavam dispostos a ir.
Em 8 de janeiro de 1956, após contatos iniciais pacíficos na base “Palm Beach” às margens do rio Curaray, no Equador, um grupo de cerca de 10 guerreiros Huaorani surgiu da selva e atacou os cinco missionários com lanças. Nate Saint foi o primeiro atingido e caiu no rio; Ed McCully tentou ajudar, mas também foi morto. Os demais foram cercados e trespassados pelas lanças, sem oferecer resistência armada. Seus corpos foram jogados no rio Curaray e encontrados dias depois rio abaixo.
Estudos antropológicos indicam que os Huaorani (Waorani) apresentavam uma das “maiores taxas de homicídio registradas em sociedades humanas pré-contato, cerca de 60% dos adultos morrendo por violência homicida, impulsionada por ciclos intermináveis de vingança tribal.” …